quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Geografia Região Norte


A região Norte é a maior região Brasileira em superfície com uma área de 3.659.637,9 km², que corresponde a 42,27% do território brasileiro. Nesta região estão localizados o estado de Amazonas que é o maior estado da Brasil e o segundo maior, o estado do Pará, e também o maior município do mundo em área territorial, Altamira, no Pará, com 161.445,9km², tal extensão tem área superior a aproximadamente 100 países do mundo, um a um, e ainda maior que os estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos.Limita-se ao sul com os estados de Mato Grosso e Goiás, além da Bolívia, a leste com o Maranhão, Piauí e a Bahia, a oeste com o Peru e com a Colômbia e a norte com Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.A região norte é a região Brasileira menos povoada (com menos habitantes por quilômetro quadrado).Seu relevo apresenta de modo geral baixas altitudes, com exceção das terras localizadas na divisa do Brasil com a Venezuela e nas Guianas.
É constituído por três grandes unidades:
Planícies e Terras Baixas Amazônicas que são genericamente conhecidas como Planície Amazônica, embora a verdadeira planície apareça apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a áreas mais altas. Esse compartimento do brasil relevo divide-se em: igapós, tesos ou terraços fluviais e terra firme.

O
planalto das Guianas que se localiza ao norte da Planície Amazônica, sendo constituído por terrenos cristalinos. Prolonga-se até a Venezuela e as Guianas, e na área de fronteira entre esses países e o Brasil aparece a região serrana, constituída — de oeste para leste — pelas serras do Imeri ou Tapirapecó, Parima, Pacaraíma, Acaraí e Tumucumaque. É na região serrana que se encontram os pontos mais altos do país, como o pico da Neblina e o pico 31 de Março, na serra do Imeri, estado do Amazonas, inicialmente aferidos com instrumentos rudimentares de medição em 3.014 e 2.992 metros de altitude, respectivamente. Porém após o advento de instrumentos mais precisos para tal medição, como o GPS geodésico, esses valores foram corrigidos para 2.993m (Pico da Neblina) e 2.972m (Pico 31 de Março).[3] As medidas oficiais foram obtidas pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil.
Planalto Central que se localiza ao sul da região abrangendo o sul do Amazonas e do Pará e a maior parte dos estados de Rondônia e do Tocantins. É constituído por terrenos cristalinos e sedimentares antigos, sendo mais elevado ao sul e no Tocantins.
Fonte: MOREIRA, Igor. "Construindo o espaço brasileiro". São Paulo: editora Ática, 2007
http://www.wikipedia.com/

Um comentário:

amo justin bieber aííííííííí´ que gato disse...

gostei era tudo que eu queria beijos pra esses meninos gatos e beijos pra as meninas tambem me add galera