sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Região Norte- economia / agricultura


Na agricultura, cresce muito as plantações de soja. Além da soja, outras culturas comuns nessa região são o arroz, o guaraná ,a mandioca, cacau, cupuaçu, coco e o maracujá.
A agricultura comercial concentra-se nos tais pólos:
Destaque para a juta nas área de várzeas no médio e baixo Amazonas
Na Região Bragantina, próxima a Belém, Pará, onde se pratica a policultura, e a fruticultura. A pimenta-do-reino merece certo destaque neste polo.
Os solos lateríticos, presentes nas zonas intertropicais onde a intensa umidade provoca uma grande concentração de minério de ferro na superfície. O que acontece é uma camada de coloração avermelhada, endurecida e ácida,obviamente não própria a aricultura. Foi por isso que imigrantes implantaram um sistema de cultivo, conhecido como cultura de vaso, que é abrir covas, tirando este solo, substituindo-o por solos cultiváveis e de qualidade, aplicando-lhes corretivos agrícolas para conseguir o efeito desejado.
Rondônia, que desde de 1970 atraiu agricultores do Sul. É um pólo marcado pelos conflitos fundiários. Muita pouca porcentagem das terras é boa, são nelas onde há cultivos de café e cacau. Pela pouca produtividade da grande maioria das terras, trabalhadores que não obtem sucesso terão de fazer outras atividades como garimpo.
Cerrado, em Tocantins, aí a correção do solo que é ácido com calcário e fertilizantes fazem com que, exista um sucesso na monocultura de soja.
Agora vamos destacar algumas culturas da região:
A pimenta-do-reino,que foi trazida pelos japoneses na década de 1930. A produção é voltada para os mercados nacionais e internacionais.
Interessante também é a exploração da malva que, fornece fibra que, a pouco tempo era um produto com fim extrativo mas no decorrer dos últimos anos vem sendo comercialmente cultivadas.
Outra cultura que também é cultivada juta que é plantada nas várzeas dos rios. E, que tem grande importância. Afinal de contas é exatamente a juta que produz as cordas e sacaria.
Essa região produz muitas culturas alimentares, e sua prática ocorre próxima ao rio Amazonas, em Tocantins e, mais recentemente, em Rondônia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Região_Norte_do_Brasil
Construindo o espaço, Igor Moreira, editora Ática

Nenhum comentário: