sábado, 25 de outubro de 2008

Região Norte- Gastronomia


A região Norte é formada pelos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantis e pela Ilha de Marajó.A cozinha dessa região é considerada por muitos especialistas como a mais genuína do Brasil devido a forte presença da cultura indígena.


A floresta amazônica é difícil de ser dimensionada até mesmo pelos brasileiros, pois compreende grande parte do nosso território nacional, em sua área caberiam sete vezes a França e 32 países europeus. O rio Amazonas é uma grande estrada fluvial e o maior do planeta em vazão de água.


Pratos típicos da região:


Tacacá no tucupi
É uma mistura da goma e do polvilho da mandioca com um molho, o tucupi, também extraído da mandioca, o camarão seco e o jambu, uma verdura semelhante ao agrião, mas que tem o curioso poder de anestesiar a língua. É um prato típico de rua, tomado em cuias, geralmente ao cair da tarde, junto às tendas das tacacazeiras.


Munguzá:
É um mingau de milho com pedacinhos de coco.


Casquinhas de siri ou caranguejos:
Os crustáceos são fervidos, retirados da casca, limpos, desfiados, refogados com molho. Os cascos são recheados com esta mistura e cobertos com farinha de mandioca torrada na manteiga.


Pato no tucupi:
É o pato em molho feito com uma mandioca brava, específica encontrada na região.

Nenhum comentário: