sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Região Norte- economia-extrativismo


O extrativismo, principalmente o mineral,foi além da agropecuária sem dúvida uma das estratégias para a ocupação e o desenvolvimento econômico da Região Norte.
A extração mineral é uma atividade bem recente, mas que definitivamente tem importância cada vez maior. A atividade depende diretamente da prospecção dos minerais como o ouro,na serra pelada, diamantes , estanho, alumínio e ferro, na serra dos Carajás, Pará, manganês e níquel, mais especificamente no noroeste do Pará,aí acha-se a mineração Rio do Norte (bauxita), na conhecida serra do Navio, estado do Amapá e extração de minerais fósseis do campo de Urucu, Amazonas, no município de Coari.
O extrativismo animal, também é encontrado na região. Sendo assim óbvio a presença de extensa fauna, podendo pescar-se diversos peixes. Normalmente vem para complentar alimentação do habitante local.
O extrativismo vegetal, já foi a mais importante atividade econômica da região mas, no decorrer dos anos perdeu importância.Destaque definitivo para a madeira. A borracha cada vez cada mais, mesmo ainda sendo produzida em alguns estados atualmente. O palmito e a castanha do pará também vivem situação similar.

Um comentário:

josé victor disse...

conclua esse site com informações mais adequadas